# Nebulosa de Orion

Minha história com a Nebulosa de Orion é singular, acredito que com todos seja assim. É talvez a nebulosa mais fácil de ser encontrada no céu. Em noites escuras com pouca poluição luminosa pode ser percebida à olho nu como uma pequena região de luz difusa e algumas estrelas próxima ao cinturão de Orion.

Apesar de ser um alvo de fácil acesso, ironicamente pra mim tem sido o mais problemático. A nebulosa apresenta em seu centro muita luz e costuma ser um desafio não deixar essa quantidade de luz não criar uma sensação de imagem estourada. Espero ter mais oportunidades de melhorar estes registros.

Registro feito em 01-02-2025. Passei algumas horas na casa de um amigo tirando fotos e só percebi que o foco não estava correto quando cheguei em casa. Consegui 50 fotos de 30 segundos com iso de 400.  
Câmera Nikon D90. Telescópio Coletti 115. Montagem CEM25P.

![](https://cdn.hashnode.com/res/hashnode/image/upload/v1739993956395/c045cc6d-bfc8-468e-a3fd-afbc1318d9e1.png align="center")

Coletti 1s de exposição, com celular, sem filtro. Nunca mais tinha olhado pra esta foto. É interessante como foi incrível ver algo ganhando forma que não é visível aos olhos mesmo com telescópio.

![](https://cdn.hashnode.com/res/hashnode/image/upload/v1739993655251/776b6468-b575-4290-9a49-5fe2b4dc1baf.png align="center")

Abaixo temos meu primeiro registro guardado dessa nebulosa com um Pegasus de 70mm x 400mm de df. Olhando pra trás, confesso que tive vontade de apagar a foto e esquecer que um dia foi tirada.

![](https://cdn.hashnode.com/res/hashnode/image/upload/v1739993765669/0ca29dfd-6cfc-429f-ace8-3be5a9e5f1ff.png align="center")
